Da Natureza do Vínculo ao despertar dos Sentidos! Bem - Vindos!

"Procuro despir-me do que aprendi,
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,
Desembrulhar-me e ser eu...."
Alberto Caeiro



Educação Holística

- Psicopedagogia 

– Mindfulness e Educação Intuitiva

– Pedagogia Terapêutica Raízes do Sentir Pedagogia Terapêutica® 

– Arte-terapia

 (terapia artística para crianças e Jovens)

” Só é possível ensinar uma criança a Amar, Amando-a” ( Johann Goethe) 

 

♥ Proporcionar um espaço aberto à comunidade, onde a criança e/ou jovem, de forma lúdica e recorrendo a diversos materiais, constrói as suas próprias aprendizagens, desenvolvendo-se num ambiente acolhedor, natural e que funciona como fonte de estímulos, para o desenvolvimento de suas capacidades estéticas e criativas, favorecendo ainda a sua curiosidade. Criar um lugar onde convida a explorar, a sentir, a experimentar e acima de tudo vivenciar e satisfazer as necessidades de afecto, de alegria, de amor e conhecimento em harmonia com o despertar da sua individualidade.

 

 ♦ Sessões individuais e em grupo (máx.4 crianças e/ou jovens) ♦ Duração: 1 hora ou plano personalizado articulado em conjunto com as famílias

“É no contexto do grupo, na relação, e com o uso da expressão no seu todo, corporal, verbal, dramática, musical que damos voz aos sentimentos, capacidades e sonhos individuais. Só no encontro entre dois corpos falantes – dado pertencerem a sujeitos – é possível emergir o que pertence à singularidade de cada um, como a inteligência, a criatividade, a interioridade e a espiritualidade”

João dos Santos, 1983

(Médico, Pedagogo, Psicanalista)

♥ Incentivar  cada criança e/ou jovem a interagir activamente no seu projecto de crescimento,  num espaço de confiança, acolhedor e seguro através de outras formas de expressão, em que a pedagogia surge como ponte de descoberta e encontro com o Mundo interior.

“Só é bom saborear a vida, quando se saboreou a doçura da infância... (JS)

♥ Sendo a aprendizagem um encontro cheio de descobertas fantásticas onde vivemos em busca da harmonia e prazer de conhecer, só existe um caminho e um processo que nos traz a única fórmula mágica de APRENDER: a Educação dos SENTIDOS.

  O Sentir como a ferramenta da Aprendizagem enquanto vivência básica na relação com o Mundo exterior e o EU interior.

  E qual seria a tarefa da educação senão levar-nos a aprender a amar, a sonhar, a fazer os nossos próprios caminhos, a descobrir novas formas de ver, ouvir, sentir, de perceber, a ousar pensar diferente… a sermos cada vez mais nós mesmos, aceitando o desafio do novo?    (Rubem Alves)

 Despertar e resgatar a aprendizagem natural ao encontro com a intuição, escutando os sentidos, desenvolvendo uma aprendizagem contectada nos interesses individuais, e recorrendo às capacidades e competências existentes em cada criança promovendo uma atenção plena, focada e criativa em todo o processo de aprender.

 

 

 

Saúde Integral - NaturSensia

– Aconselhamento e orientação em Naturopatia

– Nutrição e Dietética Natural

– Cosmética Natural (Artesanal)

– Fitoterapia

– Terapia Floral

       ♦♦♦♦        ♦♦♦♦       ♦♦♦♦♦

    A Magia das plantas, uma verdadeira alquimia de saberes e vivências que nos despertam para novas aprendizagens resgatando a nossa mais pura essência! 
                                                             Raízes do Sentir® 

Essências florais para uma vida saudável:
Uma essência floral é a energia essencial de uma flor, a força dinâmica interna que a distingue das outras flores, a identidade própria de cada planta. Assim como os fluidos e óleos das folhas, caules e Raízes das plantas podem ser usados na preparação de remédios para os males físicos, a energia mais subtil das flores pode ser utilizada para o tratamento emocional, mental e relacional. As flores contêm a potência geradora de que a planta necessita para se reproduzir. Cada flor tem o seu efeito particular,que depende do " carater" da planta.
A terapia pelas essências florais é um tratamento 100% natural. 
Ajuda-nos a aproximarmos-nos da Natureza, influenciando a qualidade dos nossos pensamentos, que em seguida podem atuar sobre o corpo para nos curar. 
As essências florais podem ser utilizadas para tratar idosos, homens, mulheres, crianças e animais benefeciando da energia subtil das plantas. 

Ao usarmos as essências adequadas ao nosso estado de espírito, as suas qualidades ativam a nossa vitalidade e conferem-nos mais força para estarmos em equilíbrio para nos adaptarmos ao meio ambiente☆

 Uma essência floral é a energia efémera da flor, a sua expressão única preservada através dos elementos da Natureza: Terra, Ar, Fogo, Àgua, .... existindo ainda um elemento muito especial o espírito, que através da nossa sensibilidade à Natureza generosa e sábia, podemos assim, ativá-lo: colhendo flores de forma consciente e respeitosa♡

"A metamorfose, ou a capacidade de transformação, é a chave da individualidade de cada planta e da sua potência curativa" Goethe

 "A tua visão se tornará clara quando olhares para dentro do teu coração. 
Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro, acorda" * Carl Jung


* Escuta interna, expressão e auto conhecimento: tal como a Natureza desabrocha, que todo o meu ser desabroche, floresça e possa encontrar o equilíbrio e harmonia na descoberta de mim mesmo:
☆ Celebrando todos os momentos da vida
☆Procurando a melhor forma de viver intensamente o momento presente
☆ Ouvindo o silêncio que mora dentro de cada um de nós
☆ Conversando com a criança que habita no nosso coração
☆ sentindo, pensando e agindo de acordo com a nossa intuição, dando voz aos nossos desejos mais profundos
☆encontrando o nossos dons e talentos, vivendo profundamente na expressão dessas habilidades
☆ saboreando e despertando todos os sentidos na memória e lembrança de bons momentos vividos trazendo bons sentimentos que nos preenchem de alegria e entusiasmo
☆ Ouvindo tudo o que o nosso corpo tem para nos dizer: o nosso corpo é uma obra-prima, uma grande criação, um templo, com uma infinidade de aspetos, características e capacidades que o tornam único, precisamos de uma escuta atenta e plena ..
☆ e em gratidão pela vida procurando encontrar a plenitude, que nasce da paz e da integridade dos sentimentos, crenças, valores e atitudes que moram em cada um de nós♡
* Raízes do Sentir®*

"Escutar e sentir os ritmos e melodias da NATUREZA olhando a beleza do nosso Ser"

“ Respeitar e sentir as suas pulsações, ritmos, ciclos naturais despertando a essência e desenvolvimento integral da Criança e Eu interior”.

 Viver é vincularmo-nos através de vínculos emocionalmente ecológicos (garantindo o equilíbrio do ambiente) que assentam no afecto, no respeito, na liberdade responsável, tecendo relações afectivas saudáveis e seguras. “Pensei que um caminho natural para se ensinar a compaixão, são as artes que trazem à existência as coisas que não existem” ( Rubem Alves).     

 Despertando os sentidos (guardiões da interiorização e integração da solidez no processo histórico da vinculação) em harmonia com a Natureza, cultivamos o Amor que é a semente que lançamos à Terra, que envolvida de muito calor faz germinar a essência da Vida. 

 Assistimos assim, à espiral da criação à luz das emoções e sensações, que se traduz no despertar da atenção plena, no cultivo de funções sensoriais, estimulando reflexões próprias, que permitem, agir em verdade com o conhecimento, com amor no cultivo das relações e em liberdade no âmbito das ações gerando um novo Ser autónomo, separado, reconstruído, capaz de comtemplar, capaz de estar só (porque interiormente bem acompanhado), e, também capaz de entrar em contato consigo próprio e com os outros, com a fantasia e a realidade, tolerando as diferenças, e aceitando em consciência os desafios do mundo.

  “Somos protegidos pela Lua, a Terra, a Água e o Vento…um remoinho de criatividade, vitalidade gira nos nossos corpos e os nossos filhos dependem em grande parte da explosão do nosso coração, da alegria infinita e do sentido profundo que encontrarmos no caminho do Mundo com nossas almas femininas” (Laura Gutman).

Raízes do SentirRaízes do Sentir [2.144 Kb]